O que há de novo

[TUTORIAL] Entenda mais sobre o PowerPlay

jun!0r

Harmless
INTRODUÇÃO

Característica incorporada no jogo (versão 1.3) que trouxe a possibilidade do jogador "comprometer-se" com um dos 10 Poderes que disputam território (Sistemas) entre si.

Cada jogador, ao se comprometer com um Poder, pode contribuir para Preparar, Expandir, Fortificar e ou Enfraquecer Sistemas, e em contrapartida, cada Facção oferece benefícios diversos, bem como um salário semanal de até 50 milhões proporcional à contribuição de cada jogador nessas atividades.

Toda essa disputa é financiada por CC (Command Capital) que representa a "alma" do Poder, uma combinação de força financeira, política e social que são canalizados pelos Poderes para a manutenção de seu território, bem com sua expansão.



https://www.youtube.com/watch?v=D5ADt_MbSR8
OS 10 PODERES e SUAS ARMAS/EQUIPAMENTOS

Império
Arissa Lavigny-Duval - Imperial Hammer (Railgun com disparo múltiplo)
Zemina Torval - Mining Lance (Laser de Combate e Mineração)
Denton Patreus - Advanced accelerator (Plasma com disparo múltiplo)
Aisling Duval - Prismatic Shield Generator (Escudo mais forte)

Independente
Li Yong-Rui - Pack-hound rack (Mísseis múltiplos, menor dano)
Archon Delaine - Cryotoscrambler (Laser com maior dano em Escudos sem efeito em HULL)
Pranav Antal - Enforcer Cannon (taxa de disparo reduzido com maior dano)

Federação
Zachary Hudson - Pacifier Frag Cannon (mais concentrado, maior alcance e menor dano)
Felicia Winters - Pulse Disrupter laser (também causa mal funcionamento em módulos)

Aliança
Edmund Mahon - Retribution (pequeno Beam Laser que gera menos calor na nave)


EU escolhi a facção do ARCHON DELAINE (Pirata Albino), pelos seguintes motivos:
- Única facção ligada a pirataria;
- Em desempenho é uma das PIORES, então terá menos players comprometidos com ela e consequentemente maior número de players para abater;
- Isenção de BOUNTYs e FINEs em seus sistemas, posso matar, roubar, entrar e sair das estações em alta velocidade, com mercadoria ILEGAL, esbarrando em todo mundo que não pagarei nada por isso! ;)
- Quantidade de amigos (piratas e combatentes) REALMENTE UNIDOS, que ajudam nos combates e os mais novos a crescer;
- Maior PROFIT vendendo mercadorias no mercado negro (black market);
- PROFIT inigualável vendendo mercadorias pirateadas;
- Quantidade reduzida em 50% de naves das "Autoridades" te interditando, assim, quem é comprometido com o Archon Delaine pode aproveitar melhor as missões de contrabando, que são muito lucrativas;


DINÂMICA DO POWERPLAY

O PowerPlay funciona em ciclos de uma semana contínua e em tempo real. Uma semana representa a quantidade de tempo que leva para os Poderes tomarem ações significativas para Preparar, Expandir e Controlar (Fortificar ou Enfraquecer) Sistemas. Ao final de cada ciclo, todas as ações iniciadas são finalizadas para cálculo da reserva de CC disponível para o próximo ciclo.

Como as atividades necessárias para Preparar, Expandir, Fortificar e Enfraquecer variam de acordo com o Poder, estarei exemplificando com base nas atividades de quem está comprometido com o Archon Delaine, por ser a Facção com a qual estou comprometido. Lembrando que a dinâmica permanece a mesma bastando então que o jogador verifique as atividades relacionadas ao seu Poder.

Abaixo, segue o fluxograma demonstrando as interligações entre essas atividades.



PREPARAÇÃO

Preparação é a primeira fase do processo que busca o Controle de um sistema e no caso do Archon Delaine, é necessário entregar "Kumo Contraband Packages" originados de Estações em Sistemas já controlados pelo Poder até Estações do sistema que pretendemos Preparar. A quantidade de pacotes (em T) varia de acordo com sua classificação no poder limitados ao máximo de 50T a cada 30 minutos para jogadores Rating 5.

São requisitos da preparação:
- Sistema deve ser habitado (gerar CC);
- Sistema NÃO pode estar sendo explorado ou controlado por outro Poder;
- Seu Poder deve ter CC disponível suficiente para manter o Sistema;

Na aba PREPARATION você visualizará os Sistemas que estão sendo preparados ordenados pela quantidade (decrescente) de pacotes já entregues e também a quantidade de CC disponível para a manutenção futura de sistemas.



Nesse caso, o Poder Archon Delaine tem 111CC para gastar neste ciclo e 5 possíveis sistemas, então a quantidade de CC disponível permite "eleger" para a próxima fase (Expansão) apenas o primeiro sistema que custa 105CC (sobrando apenas 6CC que não cobre os 58CC do próximo sistema), ou seja, será permitido adquirir a possibilidade de expansão apenas de 1 sistema (neste caso WOLF 1148).

ATENÇÃO: Verifique sempre no REDDIT do seu Poder (no meu caso o do ARCHON DELAINE) os objetivos da comunidade.
Veja aqui o REDDIT das outras facções:
A preparação tem uma meta mínima a ser atingida (nesse caso 100) para que o sistema possa aparecer na lista TOP 10, estar apto e eleger-se para Expansão. Pois além disso, é necessário superar outros Poderes que podem estar também preparando o mesmo sistema. No caso do exemplo mostrado (WOLF 1148) o Poder Zachary Hudson também estava preparando o sistema, mas em quantidade infinitamente menor, não oferecendo perigo para a nossa preparação.


Nessa fase, também é possível usar o recurso "NOMINATIONS" para aumentar a preparação de um sistema. A quantidade de nomeações também varia de acordo com sua classificação junto ao poder sendo limitado ao máximo de 250 (Rating 5). Com esse recurso, preferencialmente no início de cada ciclo, os jogadores de maior classificação podem usar as nomeações e indicar quais sistemas devem aparecer na lista de TOP 10 da preparação.
 

jun!0r

Harmless
EXPANSÃO

Expansão é a segunda fase do processo que busca o Controle de um sistema e consiste resumidamente em destruir as forças de resistência do sistema em questão através de uma guerra que ocorre nos sinais RESISTANCE POCKET que surgirão no sistema para o qual o Poder quer se expandir.




Para visualizar os sistemas disponíveis para EXPANSÃO, devemos ir na aba EXPANSION. No caso do Poder ARCHON DELAINE e na data da construção deste tutorial, apenas o Sistema YUROR havia sido PREPARADO com sucesso no ciclo anterior estando assim disponível para as atividades de EXPANSÃO no ciclo atual.

ATENÇÃO: Verifique sempre no REDDIT do seu Poder (no meu caso o do ARCHON DELAINE) os objetivos da comunidade.

Selecionando o Sistema YUROR na aba EXPANSION podemos confirmar o Valor em potencial de CC do sistema (quanto maior melhor), dias restantes (para o final da Guerra que coincide com o final do ciclo), as atividades a serem realizadas e também o progresso nas barras indicativas no lado direito da tela.


No botão VIEW ON MAP podemos abrir rapidamente o GALAXY MAP, traçar a rota para o sistema e ainda visualizar as informações de Distância, CC e EXPANSÃO.




Ao chegar no Sistema, podemos abrir o PAINEL 1, NAVIGATION e em LOCATION verificar listado o RESISTANCE POCKET e com isso selecioná-lo como destino para o SAFE DISENGAGE.




Ao entrar no RESISTANCE POCKET você não precisará selecionar facção como quando em CONFLICT ZONE, pois é a sua própria facção que está participando do combate e você já terá em seu radar as naves dos inimigos e aliados identificadas.



O objetivo aqui é matar o maior número de naves inimigas e com isso você estará contribuindo para a EXPANSÃO de seu Poder para esse sistema.





Em retribuição o POWER PLAY oferece 10 méritos por nave abatida e com isso você também pode alcançar a quantidade de méritos semanais na busca dos salários oferecidos pelo Poder de até 50 Milhões CR.



Para entrega dos méritos e contabilidade de naves abatidas, você deve se dirigir a um sistema CONTROLADO pelo seu poder e na DOCA selecionar POWER CONTACT, verifique aqui [ENTREGANDO OS MÉRITOS]
 

jun!0r

Harmless
FORTIFICAÇÃO

INTRODUÇÃO

Fortificação é a Terceira fase na busca do CONTROLE de um Sistema pelo seu Poder e a atividade MAIS IMPORTANTE do POWER PLAY para um Poder, pois é com ela que se consegue equilibrar o uso de CC e MANTER o maior número de Sistemas sob seu domínio (Controlados).

Um Sistema Controlado, fornece para o Poder uma quantidade de CC semanal que contabiliza o CC gerado menos o custo em CC da manutenção de sistemas em um raio de 15LY (se não me engano), e esses últimos são os sistemas Explorados.

Como é a atividade que anula o ENFRAQUECIMENTO (UNDERMINE) realizado por outros Poderes em seus sistemas, ela simplesmente vai definir se a quantidade de CC necessária para manter os Sistemas sob seu CONTROLE será maior, igual ou menor no próximo ciclo.

Resumidamente:

Se o poder FORTIFICA um sistema e outro poder NÃO o ENFRAQUECE, a manutenção (CC necessário para manter o Sistema) CUSTARÁ MENOS CC acarretando em sobra de CC para seu Poder CONTROLAR novos sistemas, possibilitando EXPANDIR para novos sistemas;

Se o poder FORTIFICA um sistema e outro poder o ENFRAQUECE, a manutenção (CC necessário para manter o Sistema) MANTERÁ SEU CUSTO em CC NÃO acarretando nem sobra nem perda de CC para seu Poder CONTROLAR novos sistemas;

Se o poder NÃO FORTIFICA um sistema e outro poder o ENFRAQUECE, a manutenção (CC necessário para manter o Sistema) CUSTARÁ MAIS CC acarretando DEFICIT de CC no Poder para CONTROLAR seus sistemas e possível perda de Sistemas controlados pelo seu Poder;

QUAIS SISTEMAS DEVO FORTIFICAR?

O ideal é fortificar TODOS os sistemas controlados pelo seu Poder, MAS, como essa é uma tarefa árdua, o jogo já informa os sistemas que estão sofrendo ENFRAQUECIMENTO ordenados na aba CONTROLE conforme figura abaixo. Observando que só é possível fortificar sistemas controlados pelo seu poder.



Outra forma de saber quais sistemas devemos fortificar, é acessando no REDDIT do seu Poder (no meu caso o do ARCHON DELAINE) os objetivos da comunidade. Eles costumam listar os sistemas que a comunidade do Poder entende ser mais importante fortificar.

FORTIFICANDO

Conforme foi feitos nas demais atividades do Power Play, estarei exemplificando este tutorial com as atividades de fortificação referentes ao Archon Delaine, pois é a facção a qual eu estou comprometido. E no caso em questão resume em transporta Escravos Marcados de Sistemas controlados para o Sistema HARMA.

Assim, depois de selecionar qual Sistema você deve fortificar, basta ir até uma Estação do Sistema Controlado escolhido (não esqueça de verificar o tamanho de sua nave e a existência de Estação ou Outpost) e no Menu Power Contact selecionar a quantidade (em toneladas) de escravos marcados a serem coletados.




A quantidade, em toneladas, de escravos coletados, varia de acordo com seu Rating, que no meu caso (Rating 5) permite coletar 50T de escravos a cada 30 minutos. Essa restrição pode ser "derrubada" adquirindo o direito de uma nova cota (10.000CR por T) que no caso do Rating 5 (50T) irá custar 500.000 CR conforme figura abaixo.




Após a coleta dos escravos, eles devem ser transportados e entregues no Sistema HARMA.



Eu costumo ir na Estação mais próxima da estrela e nesse caso é a estação GABRIEL ENTERPRISE



Ao chegar na Estação e estacionar a nave, basta acessar o menu POWER CONTACT e efetuar a entrega dos escravos. Cada tonelada entregue corresponde a 1 mérito e contribiu para manutenção do seu Rating e respectivo salário semanal fornecido pelo poder com a qual você está comprometido.

 
Topo